SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota de pesar pelo falecimento do professor André Jacquemin

andré jacquemin

A Sociedade Brasileira de Psicologia manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do professor André Jacquemin, que faleceu nesta sexta-feira (01 de setembro de 2017).

*Comunicamos que a Missa de 7º Dia em sua intenção será celebrada em:
- dia 07 de setembro de 2017 (5a. feira)
- 11 horas
- Capela Estigmatinos (antiga - Rua Conde Afonso Celso, no. 1282 - Jardim Sumaré - Ribeirão Preto - SP)  

 

Uma referência nacional e internacional para a Psicologia, o prof. André Jacquemin foi Sócio Fundador da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto (sucedida pela Sociedade Brasileira de Psicologia), onde foi membro atuante e importante para consolidação da SBP, no início fazendo parte do conselho fiscal e, posteriormente, exercendo os cargos de Vice-Presidente nas gestões de 1983, 1994 e 1995 e Presidente nas gestões de 1984 e 1985.

 

André Jacquemin

Nascido em 07/09/1942 em Baranzy, na Bélgica, André Jacquemin formou-se em Psicologia pela Universidade Louvain La-Neuve em 1965, carregando consigo o forte desejo de conhecer outros países e outras culturas.

No ano de 1966, a convite da Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto, desembarcou com a família em terras brasileiras, para nunca mais deixar o país. Aqui, compôs o corpo docente do Departamento de Psicologia da Faculdade e, logo depois, assumiu a posição de titular da Universidade de São Paulo, chegando à condição de Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Com seu inconfundível sotaque belga, embora a paixão pelo país o tenha levado a se naturalizar brasileiro, André Jacquemin tornou-se Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Université Catholique de Louvain. No Brasil, auxiliou na criação, manutenção e desenvolvimento de diversas sociedades científicas no âmbito da Psicologia, como a Sociedade Brasileira de Psicologia (antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto), a Sociedade Brasileira de Rorschach (SBR) e o Internacional Rorschach Society (INS). Empreendedor, criou várias estruturas de atendimento, como o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), o Centro de pesquisas em Psicodiagnóstico (CPP) e o Centro de Orientação Psicopedagógica (COPI), dentro do campus da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - USP).

Dedicou-se exaustivamente ao ensino e à pesquisa de diversas técnicas de Avaliação Psicológica e de suas diferentes aplicações nos mais variados contextos, como no âmbito da educação, recursos humanos e orientação profissional. Publicou inúmeras obras.

Fonte: Psicol. cienc. prof. vol.24 no.1 Brasília Mar. 2004 (trecho homenageado André Jacquemin http://ref.scielo.org/sxqhz3)

__________________________________________________________

MENSAGENS DOS SÓCIOS

 

Sempre tive grande respeito e admiração pelo querido professor André Jacquemin, com quem aprendi muito durante toda a nossa convivência, mesmo depois de formada.  Ele continuará presente através do legado que deixou para todos nós, alunos, que se tornaram seus amigos. Muita saudade dele.

Vera Otero

____________________________________ 

Uma lastima, a ASBRo e a psicologia brasileira perdem um grande cientista, iluminado professor e um colega formidável. Meus sentimentos à família.

Prof. João C Alchieri (UFRN)

____________________________________  

Ao prof. André Jacquemim, minha mais profunda gratidão por ter me ajudado a construir minha versão acadêmica, que tanta gratificação me deu.

À família, fica meu desejo de paz no coração com a consciência de que ofereceram o melhor para ele.

Abraços agradecidos ao André por ter feito parte da minha vida.

Marisa Japur

____________________________________

Aos familiares, minhas condolências. Perdemos o ex-professor e amigo a quem aprendi admirar mais proximamente durante o Congresso Internacional de Psicologia em Montréal, Canadá. A Psicologia perde também um grande expoente da área das técnicas projetivas. Sua trajetória profissional e pessoal ficarão para sempre em nossas memórias e nos nossos corações.

Um abraço fraterno aos familiares e amigos 

Prof. Dr. Ederaldo J. Lopes (UFU)

 ___________________________________

 

Ao Prof.André, meu muito obrigada por ter partilhado tantos ensinamentos, com clareza e determinação, isso fez diferença na minha trajetória. Seu entusiasmo e gosto pelos desafios será lembrado com admiração e saudade.
Aos seus familiares, meu abraço, na esperança de que guardem consigo boas lembranças.

Sonia Loureiro

___________________________________ 

Associo-me com profunda tristeza as manifestações de pesar pelo falecimento do professor Andre Jacquemin. Tive o privilégio de compartilhar várias atividades acadêmicas com o estimado professor e ele sempre me impressionou pelo elevado senso ético e franca assertividade. Há muito sabíamos e lamentávamos as difíceis condições de saúde de Jacquemin, mas nos consolávamos lembrando da significativa liderança científica que exerceu nos programas de psicologia da USP-RP, e na então Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, hoje, nossa Sociedade Brasileira de Psicologia. Que a memória deste inesquecível mestre e pesquisador seja lembrada e preservada na história da psicologia brasileira, em especial, na história da Psicologia USP-RP, onde foi um diferencial na pesquisa e ensino em avaliação psicológica, e na Sociedade Brasileira de Psicologia onde foi uma força ativa e determinada. 

William Barbosa Gomes

___________________________________

Condolências aos familiares do prof. André Jacquemin.
Ainda são memoráveis suas aulas de teste de Rorschach quando eu ainda era aluno da XIX turma da psicologia.
Um professor, pesquisador e colega admirável que estará sempre em nossas memórias e corações.

Sérgio Fukusima

___________________________________

Compartilhei com ele alguns momentos na Universidade de Louvain e todas as vezes em que nos cruzamos na USP ou em outros locais foram cordiais, cheias de amizade e calor humano. Meus sentimentos aos familiares com a certeza de que todas as boas lembranças que ele nos deixou serão conservadas.

Maria Regina Maluf 

___________________________________

Ele era só um ano mais velho do que eu e foi meu professor  e orientador da minha monografia de conclusão de curso.
Com ele me iniciei na pesquisa e ainda o tomei como modelo de professor.
Quando me candidatei para lecionar no Curso de Psicologia da UNESP , Campus de Assis, ele compôs a banca examinadora e me indicou para  disciplinas do último período da primeira turma de psicólogos formados por lá. Assim, contei com seu apoio mais uma vez, ao iniciar carreira universitária.
Foi meu professor marcante e meu sentimento é de grande perda e eterna gratidão.

Eulalia Henriques Maimone

___________________________________

Os colegas do PPGSS em Psicologia da Universidade São Francisco vem manisfestar imensa tristeza pela perda do querido André Jacquemin. André foi muito importante na formação deste PPG, com suas orientações precisas, grande incentivo e apoio na época em que estávamos começando. Sua lembrança ficará para sempre na nossa história.

PPG de Psicologia da USF

___________________________________

 

 

 

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: