SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Silvia Koller: A pesquisadora que foi pioneira ao olhar para crianças em situação de rua

Com o projeto CEP-Rua, ela foi a primeira mulher que estudou aspectos positivos do comportamento de crianças em situação de rua. "Não queríamos olhar só para que não deu certo".

A 65 dias de se aposentar, a psicóloga e pesquisadora, Silvia Koller, está tranquila, quase aliviada: ela sabe que, apesar do encerramento das atividades do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua, o trabalho que ela construiu ao longo de 25 anos continuará com as dezenas de profissionais formados no local.

Ela, aos 58 anos, é uma referência no Brasil e fora dele. Isso porque, no início dos anos 1990, escolheu um tema ainda não estudado na academia para trabalhar em seu doutorado: crianças e adolescentes em situação de rua. Sua pesquisa tem como marca o paradigma da chamada "psicologia positiva": estudar como crianças se desenvolvem normalmente e psicologicamente saudáveis, apesar dos contextos adversos onde foram criadas. Trocando em miúdos: olhar para a saúde, e não para a doença.

"Não queríamos olhar só para o que não deu certo, mas também aspectos positivos preservados apesar das condições precárias de vida, como bem-estar, superação das condições de risco, capacidade de ajudar o outro."

Foi durante a elaboração da tese "Julgamento moral pró-social de meninos e meninas de rua", defendida em 1994, que ela criou o CEP-Rua, em Porto Alegre, um programa pioneiro de pesquisa e extensão com alunos de doutorado, mestrado e graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). "Contatei instituições que trabalhavam com crianças, e eles me deixaram trabalhar, desde que desse algo em troca", contou em entrevista ao HuffPost Brasil. Assim, surgiu uma colaboração mútua entre os pesquisadores, que tinham acesso à realidade da rua e às pessoas que faziam parte dela; e os profissionais, que recebiam qualificação para o atendimento dos jovens.

Para ler a reportagem, acesse: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/18/silvia-koller-a-pesquisadora-que-foi-pioneira-ao-olhar-para-criancas-em-situacao-de-rua_a_23462063/?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: