SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP se posiciona apoiando manifestação liderada pela SBPC em relação à situação da C&T na Argentina

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) comunica a seus sócios e sociedades parceiras que endossou a manifestação transcrita abaixo, liderada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a expectativa de que medidas possam ser tomadas para evitar a completa destruição de um sistema tão complexo e tão fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia da América Latina. Existe uma inegável associação entre o investimento científico e tecnológico de um país e o seu nível de desenvolvimento econômico e social.  Embora a crise financeira certamente coloque limites para as possibilidades de investimento, o que estamos assistindo é, lamentavelmente, muito mais do que falta de investimento, uma deliberada política de desmantelamento do sistema de C&T, que precisa ser urgentemente revertida.

 

MANIFESTAÇÃO DE ENTIDADES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE A SITUAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ARGENTINA

A comunidade científica brasileira, por meio das entidades científicas que assinam este documento, declara-se solidária às manifestações de colegas cientistas do mundo inteiro, expressas na carta “To the President of Argentina Mauricio Macri and the Argentine Authorities in Science and Technology”, na qual se denuncia o estado de crise em que a ciência argentina está imersa. Fazemos nossas as reivindicações ali colocadas e instamos o governo da Argentina a reverter as políticas atuais no sentido de preservar um sistema científico e tecnológico de destaque na América Latina e evitar um êxodo iminente de cientistas. Se medidas urgentes não forem tomadas, a deterioração poderá causar a dissolução de grupos de pesquisa, a paralisia de instrumentos muito valiosos e o êxodo de cientistas, dilapidando, assim, o investimento que a Argentina fez por muitos anos nesta área.

A comunidade científica brasileira, que também tem passado por momentos difíceis em relação à diminuição drástica de recursos para a ciência e tecnologia nos últimos tempos, tem inúmeros laços históricos de cooperação científica e de amizade com a comunidade científica argentina. Manifestamos nossa grande preocupação com o possível colapso do sistema de ciência e tecnologia da Argentina, devido a cortes orçamentários, reduções de pessoal e outras restrições sérias, que certamente terá consequências muito graves para a cooperação científica entre nossos países e para o desenvolvimento científico e tecnológico na América Latina como um todo.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: