SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Contribuições do Prof. Dr. João Cláudio Todorov para a Ciência em Psicologia

O Prof. Todorov, sócio honorário e membro efetivo do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), formou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1962. Realizou mestrado na Universidade de Brasília (UnB) e foi para a Arizona State University, USA, onde fez o doutorado e obteve o título de PhD em 1969. Após o doutoramento, Todorov exerceu atividades de ensino e pesquisa nos Estados Unidos da América e na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto.

Foi Reitor (1993-1997), Vice-Reitor (1985-1989) e Decano de Pesquisa e Pós-Graduação (1985) da Universidade de Brasília. Hoje é Pesquisador Assistente e Professor Emérito da Universidade de Brasília. 

Sua preocupação constante com a organização de coletivos profissionais fez-se notar na criação e no desenvolvimento de sociedades científicas, tais como a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, hoje Sociedade Brasileira de Psicologia, a seção brasileira da Association for Behavior Analysis e a Associação Brasileira de Análise do Comportamento.  

Na Universidade de Brasília, criou o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e desenvolveu uma profícua atividade de ensino e pesquisa. No campo de publicações científicas, além da revista Psicologia: Ciência e Profissão do Conselho Federal de Psicologia, Todorov foi um dos fundadores da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa da UnB e da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.

Capa_João Claudio Todorov

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: