SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Novos Editores-Chefes na revista Trends in Psychology

Dra. Giuseppina Marsico e Dr. Angelo Brandelli Costa serão os Editores-Chefe

A Comissão de Editoração para seleção de um novo Editor(a)-Chefe da revista Trends in Psychology, recebeu quatro candidaturas com ótimas qualificações e, em função do processo de internacionalização de Trends, a opção foi pela escolha de dois editores-chefes que irão dividir as tarefas de condução do processo editorial e de definição e execução de estratégias para a expansão da revista. Em razão dessas metas, a experiência internacional dos dois candidatos escolhidos pesou de forma decisiva na escolha.

O Edital de Seleção para novo(a) Editor(a)-Chefe, lançado pela Sociedade Brasileira de Psicologia, em 16/06/2020 para preencher o cargo de Editor(a)-Chefe da revista, recebeu inscrições até o dia 31 de Julho. Após avaliações, entrevistas, consultas e uma criteriosa análise a Diretoria da SBP optou pela seleção de dois candidatos para dividirem a editoria da revista, e os escolhidos foram o Prof. Angelo Brandelli Costa e a Profa. Giusepinna Marsico. Levou-se em conta a certeza que ambos desempenharão um importante papel na expansão da qualidade da revista e de sua inserção no cenário científico internacional.

A revista Trends in Psychology é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Psicologia. Destina-se à divulgação de trabalhos originais na área de Psicologia, como estudos empíricos, históricos, teóricos e conceituais, relatos de experiência profissional, revisões críticas da literatura, notas técnicas e cartas aos editores, incluindo todas as áreas da Psicologia.

A Trends in Psychology vem passando por um processo de expansão e de internacionalização. No ano de 2019 a Sociedade Brasileira de Psicologia firmou parceria com a Springer, uma prestigiada editora internacional responsável pela veiculação de inúmeros periódicos científicos. Em 2020 os primeiros números da revista Trends in Psychology passaram a ser publicados na plataforma da Springer

Esse processo de aprimoramento e internacionalização resultou na indexação da revista em diversas bases de dados nacionais e internacionais e na classificação da revista como QUALIS CAPES A2 no quadriênio 2013-2016. O trabalho dos editores-chefes e dos editores associados ao longo dos últimos 10 anos tem sido decisivo nessa trajetória.

 

Marsico

Giusepinna Marsico 

Professora Associada de Desenvolvimento e Psicologia Educacional na Universidade de Salerno (Itália), Pesquisadora afiliada no Centro de Psicologia Cultural, Aalborg University (Dinamarca), Professora Visitante no Programa de Doutorado em Psicologia, Universidade Federal da Bahia, (Brasil) e Professora Associada Honorária da Escola de Psicologia da Universidade de Sideny (Austrália). Ela é uma pesquisadora experiente de 18 anos, com uma rede de pesquisa internacional comprovada. Ela é editora-chefe da série de livros Cultural Psychology of Education (Springer), Latin American Voices - Integrative Psychology and Humanities (Springer), co-editora da SpringerBriefs Psychology and Cultural Developmental Sciences (junto com Jaan Valsiner) e Annals of Psicologia Cultural: Explorando as Fronteiras da Mente e da Sociedade (InfoAge Publishing, NC, EUA, juntamente com Carlos Conejo e Jaan Valsiner). Ela também é co-editora de Human Arenas. An Interdisciplinary Journal of Psychology, Culture and Meaning (Springer), Editora Associada do Cultural & Psychology Journal (Sage), Social Psychology of Education (Springer) e membro do conselho editorial de várias revistas acadêmicas internacionais (i.e.IPBS- Integrative Psychological & Behavioral Science, Springer).

 

Angelo Brandelli CostaAngelo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Atualmente é pesquisador associado do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou como consultor da UNAIDS da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS). Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e consultor da UNESCO.É editor associado das revistas, PLOS ONE, Frontiers in Psychology, Psico (PUCRS), Psychology & Sexuality, e Interamerican Journal of Psychology. É membro, desde 2016, do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP) Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social da Association for Psychological Science (APS), do International Affairs Committee da Society for Research in Child Development (SRCD), da International Academy of Sex Research (IASR) e da World Professional Association for Transgender Health (WPATH). Já recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido, sendo o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS). Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia social e da saúde, com ênfase em preconceito e atitudes sociais, sexualidade, gênero e HIV/Aids.

 

Acesse a Revista aqui

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: